Rede: Home | Mundologg | Os Populares | Poi?

Constantinopla, Bizâncio, Istambul.

O objetivo deste blog é fazer voce viajar, por lugares, e momentos históricos, aproveite!




















(Acima, Igreja de Sta Sofia)

Hoje a atual Istambul, maior cidade da Turquia, e quinta maior cidade do mundo, já foi conhecida como Bizâncio, e também por Constantinopla. Cidade de grande importância pois foi sede do Império Romano do Oriente.
A cidade idealizada por Constantino, primeiro Imperador do que no futuro seria o Imperio Romano Oriental, deveria ser a casa do Imperador de Roma, pois já não se aguentava mais as pressões por parte de todos os que faziam parte do Império Romano, estava começando a queda do Império Ocidental.
Sua arquitetura tem traços Helenísticos, que é a mistura da arquitetura Ocidental Romana, e a Muçulmana, traços que foram característicos do Imperador Justiniano. Por sua localização do lado Europeu do Bósforo (Canal que liga o Mar morto, e o Mar Mediterrâneo), e sua proximidade com o mundo Oriental, Bizâncio se tornou um centro de encontro de várias culturas, impulsionada pelo comércio. (Na foto abaixo vemos um exemplo dessa mistura, Palácio de Topkapi, Igreja de Santa Sofia, e a Mesquita Azul.)

Dá para se perceber na primeira foto, a segunda construção da Igreja de Santa Sofia, a primeira foi consumida por um incêndio. A igreja Incendiada começou a ser contruida por Constantino mas foi concluida por seu filho Constancio, foi concebida para ser o principal templo da cidade e sede religiosa do Governo. (Isso mesmo, Religião e Política se misturavam, influenciada pelo Cesaropapismo do Ocidente.) Essa igreja que vemos na foto é a segunda contrução feita por Justiniano.

Outra Obra bastante interessante foi concebida no governo de Teodósio I, o Hipódromo, nele o Imperador se divertia, e ouvia as petições do povo, lá também se discutia a política da cidade, um fato interessante é que Teodósio mandou trazer do Templo de Karnac no Egito um grande Obelisco que ainda se encontra no Local.




(à Dir. Obelisco trazido do Egito por Teodósio I, no Antigo Hipódromo de Istambul.)











A história desta cidade é muito bela, e quem diria influenciou bastante no descobrimento das Américas. Não sabia?
Com a tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos, se fechou uma importante passagem do Ocidente para o Oriente, isso dificultou o comércio e obrigou os Europeus a acharem novas rotas para chegar até a Índia por exemplo. E essa história que envolve Colombo, "Cabral" , Pinzón, Henan Cortês, voces conhecem muito mais do que eu!

Sejam bem vindos ao meu novo blog. Curtam mais imagens deste maravilhoso lugar!




(à Esq. Parte Interna da Basílica de Santa Sofia)













0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares